Secretaria de Saúde informa sobre a vacinação de febre amarela no município
Porto Feliz, 09 de Fevereiro de 2018
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, esclarece:
Após autorização concedida pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), no dia 06 de fevereiro, Porto Feliz e outros 19 municípios da Regional de Saúde de Sorocaba devem ampliar a vacinação contra febre amarela para a população em geral, com exceção das pessoas que não podem tomar a vacina ou com restrições que precisam ser avaliadas. Em Porto Feliz a vacinação teve inicio na ultima quinta-feira (08). A vacinação da febre amarela nesses municípios, ocorre com dose fracionada para a maioria da população, sendo dose completa somente para crianças de 9 meses a 2 anos e para pessoas que viajarão para o exterior.
O fracionamento corresponde à aplicação de um quinto da dose integral da vacina. Dessa forma, um frasco com dez doses da vacina padrão pode imunizar até 50 pessoas. As seringas são especiais para a dosagem fracionada, são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml com sistema de segurança. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos, sendo recomendado o reforço após esse período.
Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde relacionada abaixo, e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.
Contraindicações:
- Crianças menores de 6 meses de idade.
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave; Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
- Pacientes com imunodeficiência primária;
- Pacientes com neoplasia;
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
- Gestantes;
- Mães que estão amamentando;
Confira os Postos de vacinação:
UBSF Jd Vante : de Segunda à Sexta-Feira, das 13h às 16h 23 senhas diárias;
UBSF Popular: Às Terças e Quintas das 10h às 14h, 50 senhas e Sextas-Feiras (a partir de 23/02) das 10h às 14h, 100 senhas.
UBS Bambu: Às Segundas, Terças e Quartas-Feiras, das 10h às 14h, 50 senhas e às Quintas e Sextas-Feiras( a partir de 01/03) 50 senhas.
UBSF Vila América: Às Segundas, Terças e Sextas-Feiras, das 9h às 13h, 25 senhas.
UBSF Progresso: Às Segundas e Sextas-Feiras, das 08h às 13h, 50 senhas.
UBSF Centro: Às Terças e Sextas-Feiras, das 9h às 12h, 50 senhas.
De janeiro até o momento foram feitas 2050 doses da vacina. A Secretaria de Saúde informa ainda que, a meta é atingir 95% da população, de acordo com a estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. A população deverá procurar as unidades relacionadas para receberem a vacina, conforme estabelecido.
Haverá estratégia de vacinação no sábado dia 24/02/2018, nessas unidades de saúde, e dia 03/03/2018 na zona rural do município.