top of page

Informações Turísticas

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Sua construção teve início em 1750. O prédio, em estilo barroco, foi construído em taipa. As paredes do altar-mor são recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno de Giusti. As pinturas retratam as principais passagens da história de Porto Feliz.

                                                                     

Endereço: Praça Dr. José Sacramento e Silva - Centro
 

Antiga Estação Sorocabana – Atual Biblioteca Municipal

Sua construção, em estilo inglês, data de 1920. A Estrada de Ferro Sorocabana foi desativada em 1960. Restou o prédio da antiga Estação, onde atualmente está a Biblioteca Pública Municipal "Dr. Cesário Motta Junior e o Arquivo Municipal "Sergio Buarque de Holanda".

Endereço: Praça Coronel Eugênio Motta, 86 - Centro
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h

Casa da Cultura “Dona Narcisa S. Pires”

A Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires” está instalada num típico exemplo da arquitetura urbana de Porto Feliz do inicio do século XIX, construído originalmente em taipa de pilão e pau-a-pique. 

Endereço: Rua Tristão Pires, 123 - Centro
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Museu das Monções

O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade. O prédio tem aproximadamente 160 anos. Em 22 de março de 1846 tornou-se “Casa Real”, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias. A partir de 1965 passou a abrigar o Museu das Monções. 

Endereço: Praça Coronel Esmédio, s/nº - Centro
Obs.: Encontra-se fechado para restauro.

Parque das Monções

Tombado pelo Condephaat, está localizado à margem esquerda do rio Tietê, onde partiam as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém descobertas em Mato Grosso e Goiás. É um espaço construído para a celebração da memória de um glorioso capítulo do bandeirismo paulista. Inaugurado em 26 de Abril de 1920 pelo então governador, Altino Arantes, é composto por uma grande área verde ao redor do antigo Porto de Araritaguaba.

Endereço: Rua dos Bandeirantes, s/n.
Funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

Paredão Salitroso

 

Uma das atrações do Parque das Monções é o Paredão Salitroso - monumento natural formado por rocha salitrosa, calcário e arenito. Apresenta camadas sedimentares intrusivas. Ainda é objeto de estudo por sua origem indeterminada. Muitos especialistas afirmam que este sítio arqueológico abriga provas que a região esteve submersa há milhões de anos. Deu origem ao nome primitivo da cidade, Araritaguaba, que significa local onde as araras ou pássaros de bico curvo pousam para comer a pedra.

Gruta N. Sra. de Lourdes

Localizada no Parque das Monções, foi construída em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes pelos sacerdotes franceses A lexandre Hourdeau e Vitor Maria Cavron, que perceberam semelhança entre o local e a gruta francesa. Escavada no paredão salitroso com cargas de dinamite, foi inaugurada em 15 de Agosto de 1924, com uma missa pelo Monsenhor Domingos Magaldi, durante a tradicional festa da padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens. A construção contou com o apoio da população, que contribuiu com donativos. A gruta é uma réplica fiel da existente na cidade de Lourdes, na França.

Monumento aos Bandeirantes

Inaugurado em 26 de Abril de 1920, foi idealizado pelo historiador Afonso de Escragnolle Taunay, diretor do Museu Paulista da USP e executado pelo escultor italiano Amadeu Zani. Construído em granito, a sua parte inferior contém a reprodução em bronze de três importantes documentos iconográficos, o célebre quadro de Almeida Júnior “A Partida das Monções”, o quadro “Benção das Canoas” de Hércules Florence, e “Largada de Porto Feliz” de Adrian Taunay. A parte superior é formada por uma coluna rostral em mármore rosa, com uma esfera armilar, símbolo das Grandes Navegações Portuguesas.

1º Fórum e Cadeia Pública – Atual Guarda Civil Municipal

Em 1910, foi construído no Largo da Penha um sobrado para servir de Fórum e Cadeia Pública. Todo acusado que era condenado em julgamento no andar superior (Fórum) só precisava dar alguns passos para chegar até a prisão, no térreo. Atualmente abriga a Guarda Civil Municipal.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 22 - Centro

 

 

Estação das Artes

Construída em 1919, destinou-se, durante cerca de 40 anos, ao armazenamento tanto das cargas que chegavam a Porto Feliz como das que saiam. 

Endereço: Rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº - Centro
Funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 17h

Casa da Alfândega

Palco dos grandes movimentos monçoeiros - onde os bandeirantes se reuniam para organizar as monções - o Largo da Penha é o marco do início do povoamento de Porto Feliz. Ainda hoje, abriga várias construções da época, entre elas, a antiga Casa da Alfândega, onde eram cobrados os tributos da riqueza conquistada nas Monções. Atualmente, abriga o tradicional restaurante Belini, onde é servido o prato típico da cidade: a cearense.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 66 - Centro.

Engenho Central – Usina de Açúcar

Inaugurado em 28 de outubro de 1878, foi o primeiro Engenho Central do Estado de São Paulo e o terceiro do país. Sua construção revolucionou a produção do açúcar em toda a região e contribuiu para consolidação de um importante ciclo da economia de Porto Feliz. Funcionou durante mais de um século como uma unidade de produção da Companhia União São Paulo. Sofreu diversas transformações e foi desativado em 1991.

Endereço: Rua Cesário Motta, 247 - Centro

Fazenda Capoava

Nos tempos da produção da cana da açúcar, a Fazenda Capoava funcionou como um extensão do engenho central, importante para o desenvolvimento da cidade. É uma grande vila, que possui muitos moradores e um grande número de jovens e crianças. A região se tornou ponto de visitação dos interessados no turismo rural.

Se você gosta de história e quer conhecer os caminhos históricos feitos há séculos pelos homens que desbravaram o interior do Estado de São Paulo, não pode perder essa dica. Essa é uma viagem pelo interior e pela história de São Paulo. O Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional.

bottom of page