Alunos porto-felicenses conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Porto Feliz, 24 de Agosto de 2018

No último domingo (19/08), na cidade de São Bernardo do Campo, foi realizada a Cerimônia Regional de Premiação da XIII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).

A cidade de Porto Feliz contou com três representantes medalhistas na competição, que reuniu mais de 18,2 milhões de estudantes inscritos de todas as escolas públicas do país e também das escolas particulares.

 

Representando a rede municipal de ensino, o aluno Marcos Vinícius Reinaldo da Silva, da EMEF Aurora Machado Guimarães, no ano de realização da prova conquistou a sua quarta medalha na competição, sendo a terceira de prata. Já a aluna Caroline Sgaribaldi, da EMEF Domingos de Marco, conquistou a sua primeira medalha de bronze.

 

Outro destaque de Porto Feliz, mas pela rede estadual de ensino, foi o aluno Maurício Mitsuo Mizokoshi, da E.E. Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta, que também conquistou uma medalha de prata. 

 

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Prefeitura de Porto Feliz   |   Rua Adhemar de Barros, 340, Centro, Porto Feliz - SP   |   CEP 18.540-000   |   Telefone (15) 3261-9000