top of page

Porto Feliz finaliza plano diretor de turismo para pleitear título de Município de Interesse Turístico (MIT)

Porto Feliz, 25 de Abril de 2019

Na última quarta-feira (24), aconteceu no Paço Municipal, a entrega oficial do Plano Diretor de Turismo. O documento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Porto Feliz e o Senac.

Foram seis meses de elaboração com a participação da sociedade civil e com metodologia implantada pelo Senac. O Plano Diretor agora será encaminhado para a Câmara Municipal para a aprovação.

O Plano Diretor de Turismo será o instrumento orientador do planejamento turístico da cidade e permitirá o pleito para tornar Porto Feliz um município de interesse turístico (MIT).

O prefeito Dr. Cássio Habice Prado recebeu o documento e entregou uma certificação aos participantes da construção do Plano Diretor de Turismo.

Município de Interesse Turístico

Em 07/04/2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição 11/2013, que foi encaminhada pelo Governador Geraldo Alckmin, que dá nova redação ao artigo 146, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

Dessa forma, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional.

Na prática, esta iniciativa do Executivo institui que 140 municípios serão de interesse turístico. Todos os municípios, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil.

DSC_0931.JPG
bottom of page