A importância da biblioteca e dos livros

Dia 07 de janeiro é celebrado o “Dia do Leitor”, uma data que é dedicada aos amantes de literatura.

O livro não perde sua mágica e seu prazer. Muitas pessoas ainda gostam mais de ler em papel do que no computador e em outros acessórios. O fato é que ainda não se criou um aparelho popular que permita leitura sem os efeitos de “cansaço na vista”, que irritam e desestimulam.

 

Apesar das vendas de livros se tornarem mais comuns e fáceis através da internet, as bibliotecas ainda tem um papel importantíssimo. Elas fazem um papel de orientação e disponibilizam as melhores obras para os leitores. Por isso, que ainda são muito requisitadas pelos cidadãos e são visitadas por todas as camadas da população.

 

Numa biblioteca, as pessoas encontram histórias e informações. Elas podem ir até lá à procura de lazer e de formação, e dificilmente ficam decepcionadas. É possível encontrar as aventuras de grandes heróis, as trapalhadas dos personagens mais fofos, os romances dos amantes mais apaixonados, os dramas da humanidade. Além disso, também estão os conhecimentos para melhorar de vida, os métodos para crescer, as informações que podem fazer diferença crucial para pessoas e organizações. 

 

Uma biblioteca tem esse potencial de nave espacial mesclado com máquina do tempo e portal mágico, permitindo viajar para longe e fazer amizades com os tipos mais fantásticos e a leitura é o que permite tudo isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então para comemorar o dia do leitor, preparamos esta entrevista com José Eduardo Bertocelo, escritor e leitor assíduo, e  Cristina Carneiro Borges, bibliotecária e advogada.

 

Confira:

 

PMPF: Sabemos dos vários benefícios da leitura. Como incentivar esse hábito nas crianças e adultos?

 

Cristina Carneiro - Eu acredito que o incentivo maior é a própria família. Se os pais não valorizam, dificilmente eles vão passar isso para as crianças. Então, a gente tem que partir para outros caminhos, que seriam na escola juntamente com a biblioteca. A melhor época para ter esse incentivo é na infância, através das crianças teremos adultos apaixonados pela leitura.

 

José Eduardo - Quando a pessoa lê, ela fica íntima das palavras e consequentemente melhora a gramática, fala e entendimento. Os estudos comprovam que 6 minutos de leitura causa um efeito calmante no leitor.

 

PMPF: Qual livro você está lendo agora?

Cristina Carneiro - Descobri aqui na biblioteca de Porto Feliz o livro: “As cartas da condessa”. Estou encantada com esse livro.

José Eduardo - “Máquina de Armas”, do autor Warren Ellis. É surpreendente e inteligente.

PMPF: Neste momento de pandemia, quais foram as principais iniciativas realizadas pela Biblioteca?

Cristina Carneiro - A pandemia afastou um pouco a população, mas estamos retomando aos poucos, utilizamos outros meios, como as redes sociais, telefone e site, logo faremos uma programação bacana na biblioteca.

José Eduardo - Mesmo com a pandemia, sempre estamos aprimorando a biblioteca.

 

PMPF: O que é ser um bom leitor?

 

Cristina Carneiro - Não existe uma característica específica, qualquer leitura é válida. Basta gostar de ler, pois a diversidade traz conhecimento.

José Eduardo - Reconhecer que a leitura traz benefícios para vida, não ter medo de livro, atender o coração, e ser autêntico.

PMPF: Um bibliotecário costuma julgar o livro pela capa?

Cristina Carneiro – É a primeira forma de atenção. Meu primeiro estágio foi em uma biblioteca e lembro que os livros de direitos eram todos escuros. Depois conheci outra biblioteca e recordo-me que fiquei encantada com os livros de direitos coloridos, então a capa é algo que me atrai.

PMPF: Para finalizar, faça um convite a população de Porto Feliz, para conhecer a biblioteca!

Cristina Carneiro - População de Porto, nossa biblioteca tem um acervo de quase 20 mil livros com uma qualidade muito boa. Entre eles, escritores da nossa cidade. Então deixo aqui um convite para todos, para conhecer nossa biblioteca, pois "todo livro tem seu leitor, e todo leitor tem seu livro".

José Eduardo - Temos um acervo muito bom neste prédio histórico. Com salas de leituras, espaço infantil e muito mais. Atendemos de segunda a sexta de 09h até 16h30. Venham.

 

FELIZ DIA DO LEITOR

Biblioteca Pública Municipal “Dr. Cesário Motta Júnior”

Endereço: Praça Coronel Eugênio Motta nº86, centro.

Telefone (15) 3262-1903

E-mail: bibliotecamunicipalportofeliz@gmail.com

Site: bibliotecamunicipa4.wixsite.com/bibliotecaportofeliz.