Porto Feliz apresenta avanço no IDEB, índice de avaliação da rede municipal de ensino

Porto Feliz, 05 de Setembro de 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira (03/09) o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com os dados atualizados do país, estados e municípios.

A cidade de Porto Feliz apresentou um crescimento significativo nesta última avaliação. Em 2017, a nota para os anos iniciais do ensino fundamental (4ª série / 5º ano) foi de 6,5, superando a meta estabelecida pelo MEC de 6,1.

 

Já nos anos finais do ensino fundamental (8ª série / 9º ano), o município também teve avanço, subindo de 4,9 (2015) para 5,3 (2017), se aproximando da nota projetada pelo MEC de 5,5.

Números superam média nacional

 

Os números da avaliação de Porto Feliz superam a média nacional. No Brasil, a nota nos anos iniciais foi 5,5 nos anos finais 4,4. Já no Estado de São Paulo a média para os anos iniciais é 6,5 e 4,9 para os anos finais.

 

Para o secretário de Educação, Celso Fernando Iversen, o avanço é consequência da dedicação dos docentes e das metodologias de trabalho implantadas. “Precisamos destacar o empenho e a dedicação nos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Escolares e nos programas implantados como o Ler e Escrever, Projetos de Leitura entre outras atividades diversificadas e interdisciplinares nas diferentes áreas do conhecimento”.

 

O prefeito de Porto Feliz, Dr. Cássio Habice Prado enalteceu o resultado e destacou os investimentos realizados nos últimos meses. “A melhoria dos indicadores deve ser um processo constante envolvendo as escolas, as famílias e suas comunidades. Em 2017 realizamos investimentos significativos na Educação de nossa cidade, tendo como um dos principais objetivos a melhora do IDEB. Adquirimos novos materiais, modernizamos os laboratórios de informática e reformamos a biblioteca municipal para garantir o amplo acesso ao conhecimento dos nossos alunos. É gratificante poder acompanhar a evolução acadêmica e a qualidade das nossas crianças e jovens a nível nacional, como tivemos recentemente o caso de três alunos medalhistas nas Olimpíadas da Matemática”.

 

IDEB

 

O IDEB funciona como um indicador nacional de monitoramento da qualidade da Educação. O índice é calculado a partir da taxa de rendimento e aprovação, através do Censo Escolar, e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados a cada dois anos.

Os dados podem ser consultados através do site: www.inep.gov.br.

Prefeitura de Porto Feliz   |   Rua Adhemar de Barros, 340, Centro, Porto Feliz - SP   |   CEP 18.540-000   |   Telefone (15) 3261-9000