Considerando o quadro de Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

 

Considerando que os exames para detecção de coronavírus serão realizados apenas em pacientes internados, conforme determinação Nacional/Estadual.

Considerando que o município de Porto Feliz recebe muitas pessoas e trabalhadores vindos do município de São Paulo.

E considerando que temos suspeitos que tiveram contato com pacientes confirmados para o novo Coronavírus.

 

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Saúde em proteção aos seus munícipes e profissionais de saúde, reorganiza os Serviços de Saúde da seguinte forma:

  1. - Santa Casa receberá pacientes apenas para atendimentos de Urgência e Emergência, ou seja, casos em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente. Por exemplo, sinais e sintomas de Infarto do Coração, sinais e sintomas de AVC (derrame), Dispnéia Aguda Respiratória (falta de ar grave), fraturas, hemorragias, acidentes, queimadura, picadas por animal peçonhento, corte profundo, convulsão, Grave reação alérgica, dores intensas no peito, abdômen, cabeça, Inconsciência/desmaio.

  2. – Unidade de Saúde da Popular e do Bambu serão UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS. A Unidade de Saúde do Bambu estará aberta de segunda a sexta das 7h às 19h e a Unidade de Saúde da Popular de Segunda a Domingo das 7h as 19h, para atendimento de pacientes que tenham sintomas respiratório (febre, tosse, falta de ar leve). ATENÇÃO: pacientes com sintomas respiratórios NÃO serão atendidos em outras Unidades, com exceção de pacientes com falta de ar grave que deverão procurar atendimento na Santa Casa.

  3. - Unidades de Saúde do Jd. Vante, Centro e Bom Retiro receberão pacientes com piora do quadros (desestabilização) de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, etc), dor em geral, febre, sinais e sintomas de dengue, vômito, diarreia, prostração, além renovação de receitas de remédios controlados, emergências odontológicas etc. Estas Unidades estarão abertas das 7h às 17h, de Segunda a Sexta-feira, para atendimento de toda a população, inclusive da população que pertencem à Unidade de Saúde da Popular, Bambu, CAIC, Vila América e Vila Angélica. ATENÇÃO – no caso de renovação de receita levar a receita anterior/cartão da farmácia. Lembrando que receitas de uso contínuo estão com vencimento prorrogado por 3 meses.

  4. - Gestantes e crianças até 6 meses – o atendimento de todas as Unidades de Saúde será centralizado na Unidade de Saúde do Vila Angélica, com agendamento prévio. Gestantes e crianças com sintomas respiratórios seguir as orientações dos itens 1 e 2.

  5. - Especialidades – as especialidades de Hematologia, Neurologia, Pneumologia e Cardiologia continuarão a atender pacientes agendados graves. As demais especialidades serão desmarcadas nos próximos 30 dias. Não haverá encaixe, portanto a população não deve procurar a Unidade para tal finalidade, no caso de piora do quadro procurar umas das Unidades de Saúde, citadas no item 3. Pacientes com consultas em especialidades internas e externas (AME, CHS, Jau, etc), que tiverem sintomas respiratórios, não compareçam a consulta, liguem na Unidade de Saúde onde está agendado sua consulta e seguir orientações conforme cada estabelecimento.

  6.  – CAPS e Psiquiatria – os atendimentos de psiquiatria/saúde mental serão realizados no CAPS. As consultas de rotina estarão suspensas. A equipe estará disponível para acolher casos de crises de pacientes já assistidos no serviço e renovações de receita.

 

Pedimos a colaboração da população para que sigam as recomendações para evitar a transmissão e contágio da doença. Não saiam de casa se não for extremamente necessário, procurem as Unidades de Saúde apenas na real necessidade e sigam as recomendações de higiene pessoal.

 

Estas medidas serão adotadas a partir de 20 de março, por um período de 30 dias podendo ser prorrogado enquanto o cenário epidemiológico se mantiver

 

NOTA INFORMATIVA

Porto Feliz, 20 de Março de 2020

Prefeitura de Porto Feliz   |   Rua Adhemar de Barros, 340, Centro, Porto Feliz - SP   |   CEP 18.540-000   |   Telefone (15) 3261-9000