Secretaria de Saúde capacita equipes para busca ativa de casos de Hanseníase

Porto Feliz, 18 de Janeiro de 2019

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando as equipes de enfermagem e os agentes comunitários de saúde para a realização de busca ativa de casos de Hanseníase no município.

 

Para identificação, os profissionais da saúde utilizam um questionário de autoimagem e os casos suspeitos são encaminhados para as Unidades de Saúde para avaliação médica.

 

Estas ações fazem parte do “Janeiro Roxo“, mês destinado para reforçar o compromisso de todos em controlar a Hanseníase, oferecer o diagnóstico adequado e o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer o preconceito que ainda existe.

 

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida por Bacilo de Hansen, que dá origem a sua nova nomenclatura. Apresenta como característica o aparecimento de manchas na pele associadas à perda de sensibilidade, queda de pelos e ressecamento da área. Sua transmissão se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente que NÃO esteja em tratamento, por contato com as gotículas de saliva ou secreções do nariz.

 

A cura da hanseníase é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. Lembrando que o exame físico, diagnóstico e o tratamento são fornecidos gratuitamente nas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Atualmente, o Brasil é o país em segundo lugar com mais casos da doença, atrás somente da Índia.

Prefeitura de Porto Feliz   |   Rua Adhemar de Barros, 340, Centro, Porto Feliz - SP   |   CEP 18.540-000   |   Telefone (15) 3261-9000