top of page

Secretaria de Saúde promove campanha Janeiro Roxo contra a Hanseníase

Porto Feliz, 30 de Janeiro de 2020

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a busca ativa e orientação para os casos de Hanseníase no município.

A ação faz parte da campanha mundial “Janeiro Roxo”, mês destinado para reforçar o compromisso de controlar a Hanseníase, oferecer o diagnóstico adequado e o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer o preconceito que ainda existe.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida por Bacilo de Hansen, que dá origem a sua nova nomenclatura.

Apresenta como característica o aparecimento de manchas na pele associadas à perda de sensibilidade, queda de pelos e ressecamento da área. Sua transmissão se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente que NÃO esteja em tratamento, por contato com as gotículas de saliva ou secreções do nariz.

Atualmente, o Brasil é o país em segundo lugar com mais casos da doença, atrás somente da Índia.

A cura da hanseníase é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. Lembrando que o exame físico, diagnóstico e o tratamento são fornecidos gratuitamente nas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

4244.jpg
bottom of page