Meio Ambiente

Adote uma Praça

O layout da Placa a ser instalada no local deverá seguir os padrões do arquivo abaixo com a inclusão do nome e logotipo do adotante:

A Lei Municipal 5.556/2017 instituiu o Programa “Adote uma Praça”, com o objetivo de incentivar e viabilizar ações para execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em praças e outras áreas municipais.

 

Comércios, indústrias, condomínios, organizações de sociedade civil, igrejas e pessoas físicas podem participar. Para celebrar o termo de cooperação o interessado deverá procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo e solicitar o requerimento e a relação de documentos que deverão ser apresentados.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h no Paço Municipal, Rua Adhemar de Barros, 340, Centro.

Placa Adote uma Praça

Fauna Silvestre

fauna1
fauna1

press to zoom
fauna2
fauna2

press to zoom
fauna3
fauna3

press to zoom
fauna1
fauna1

press to zoom
1/3

A lista da fauna será atualizada em um prazo não superior a 04 anos e está disponível para consulta aqui.

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou um levantamento das espécies de animais vertebrados da fauna silvestre nativa do município, com o objetivo de servir de base para pesquisas e programas de Educação Ambiental, além da divulgação para o amplo conhecimento da população.

 

A lista de fauna foi estruturada a partir de espécies encontradas principalmente nos bairros Bom Retiro, Tabarro, Capoava e Sete Fogões, através de observação da equipe técnica da Diretoria de Meio Ambiente com a colaboração de profissionais capacitados e parcerias com instituições ambientais da cidade.

Das espécies encontradas no município, foram registrados animais ameaçados de extinção e em situação de risco de serem ameaçados, como a onça parda (Puma concolor), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilusmelanoleucos).

Lista da Fauna Silvestre

Diagnóstico Ambiental

Em 2009 a FUNDESPA, Fundação de Estudos e Pesquisa Aquaticas, elaborou uma coleção de Mapas Ambientais e Relatórios que fornecem um diagnóstico detalhado das condições ambientais municipais. 

 

Os documentos devem ser usados apenas como referência para consultas gerais de mesma natureza, uma vez que para a verificação oficial das condições ambientais atuais, o munícipe deve protocolar um pedido equivalente, o qual será avaliado pela equipe técnica correspondente.

Levantamento Histórico

Relatório Final

Mapas:

Aptidão Assentamento Urbano

Carta Imagem

Hipsométrico

Base Urbana

7500

Clinográfico

Legislação

Base 30 mil

Conflitos Ambientais e Legais

Capacidade Uso da Terra

Geomorfopedológico

Uso do Solo