Prefeitura de Porto Feliz realiza comemoração pelos 100 anos do prédio da Biblioteca

Porto Feliz, 27 de Fevereiro de 2020

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Diretoria de Cultura, Esportes e Turismo, irá realizar, em abril deste ano, uma comemoração pelo centenário do prédio da antiga Estação Ferroviária, que hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Cesário Motta Junior” e o Arquivo Público Municipal “Sérgio Buarque de Holanda”.

Para a comemoração, uma das ações programadas é o convite a todos os artistas de Porto Feliz para contribuírem criando obras inspiradas no prédio. Os trabalhos serão doados para exposição e uso da Biblioteca, além de serem divulgados nas redes sociais com a devida indicação de autoria.

As regras para participar são:

1. Esta atividade não se trata de concurso ou similar, não havendo competição, nem premiação.

2. Serão consideradas apenas obras originais: pinturas, desenhos, fotos, colagens, esculturas e obras artísticas mistas destas.

3. Os artistas têm liberdade total na escolha das técnicas.

4. Os artistas têm liberdade de criação, ressalvado:

1.  a permanência no tema;

2. o respeito aos bons costumes. Trabalhos com teor violento, que façam apologia a drogas, crime etc, ou com intuito comercial não serão aceitos.

5. O artista cede à Biblioteca os direitos de uso da imagem da obra por tempo indeterminado.

6. Os originais doados à Biblioteca não serão devolvidos e terão seu destino determinado pela Biblioteca.

7. O artista poderá assinar a obra com um pseudônimo ou com o nome verdadeiro, e nesse caso poderá deixar uma biografia, que será postada junto com a obra. Também um endereço na Internet, como facebook, blog etc.

8. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de março.

9. Os arquivos de imagem podem ser nos formatos JPG ou PNG. Podem ser enviados através do e-mail da Biblioteca (bibliotecamunicipalportofeliz@gmail.com) ou entregues no local, em um pendrive.

10. Os originais ou cópias deles deverão ser deixados na Biblioteca e doados mediante assinatura. Só serão aceitas imagens de formato máximo A2 (594 x 420 cm).

11. A divulgação das obras está programada para ter início em 20/04/2020, quando começam as comemorações do centenário.

Antiga Estação

Construído para ser uma estação de trem da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana), teve essa função por 40 anos. Então, em 1960 o ramal foi desativado. Depois disso o prédio chegou a abrigar o SAAE e o Ministério do Trabalho, mas ficou boa parte desse tempo fechado. Até que em 1999 foi restaurado e em 2000 recebeu a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico.